Ninguém se Diploma na Tarefa de Educar


Antigamente, os pais eram autoritários; hoje, são os filhos. Antigamente, os professores eram heróis dos alunos; hoje, são vítimas deles. Os jovens não sabem ser contrariados. Nunca na história assistimos a criança e jovens dominando tanto os adultos. Os filhos se comportam como reis cujos desejos têm de ser imediatamente atendidos.

Em primeiro lugar, aprenda a dizer "não" para seus filhos sem medo.
Se eles não ouvirem "não" dos seus pais, estarão despreparados para ouvir "não" da vida. Não terão chance de sobreviver.

Em segundo lugar, quando disserem "não", os pais não devem ficar cedendo a chantagens e pressões dos filhos. Caso contrário, a emoção das crianças e jovens se tornará uma gangorra: num momento serão dóceis, em outro, explosivos, numa hora estarão animados, em seguida, mal-humorado. Se forem flutuantes e chantagistas no ambiente social, serão excluídos.

Em terceiro lugar, os pais têm de deixar claro quais são os pontos a serem negociados e quais são os limites inegociáveis. Por exemplo, ir para a cama de madrugada durante a semana e ter de acordar cedo para estudar é inaceitável e, portanto, inegociável. De outro lado, a quantidade de tempo na Internet e o horário de volta para casa podem ser negociados.

Se os pais incorporarem os hábitos dos educadores brilhantes, eles poderão, sem medo, contrair, colocar limites e dizer "não" aos seus filhos. Os resmungos, birras, as crises deles não serão destrutivas, mas construtivas.

Vivemos tempos difíceis. As regras e os conselhos psicológicos parecem não ter mais eficácia. Pais do mundo todo se sentem perdido, sem solo para andar, sem ferramentas para penetrar no mundo dos seus filhos. De fato, conquistar o planeta psíquico dos nossos filhos é tão ou mais complexo do que conquistar o planeta físico.
Atuar no aparelho da Inteligência é uma arte que poucos aprendem.

Quando deixar claro que os hábitos dos pais brilhantes revelam que ninguém se diploma na educação de filhos. Os que dizem "Eu sei" ou "Não preciso da ajuda de ninguém" já estão derrotadas. Para educar precisamos aprender sempre e conhecer na plenitude a palavra paciência. Quem não tem paciência desiste, quem não consegue aprender não encontra caminhos inteligentes.

Infelizes dos psiquiatras que não conseguem aprender com seus pacientes. Infelizes dos pais que não conseguem aprender com seus filhos e corrigir rotas. Infelizes dos professores que não conseguem aprender com seus alunos e renovar suas ferramentas.
A vida é uma grande escola que pouco ensina para quem não sabe ler.

Fonte: "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" de Augusto Cury
Colaboração: Rodrigo P. José

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Bíblia Sagrada; Livro de Provérbios Cap. 22, vs. 6. Vide também Cap. 23 vs. 13 e 14)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário