Halloween não é brincadeira



Muita gente não sabe, mas o Dia das Bruxas, o Samhain ou Halloween, Ano Novo céltico (31 de outubro), tem uma conexão com o Dia de Todos os Santos da Igreja Católica Romana. Este era originalmente celebrado em maio, e não no primeiro dia de novembro.

No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja.


Foram os imigrantes europeus, especialmente os irlandeses, que introduziram o Halloween nos Estados Unidos. Hoje, o Dia das Bruxas
 é muito importante para os lojistas, inclusive no Brasil. Salém, em Massachusetts (Estados Unidos), é a sede da bruxaria norte-americana. Ali celebra-se, na época do Halloween, o Festival da Assombração, para expandir a temporada turística de verão. Tudo parece uma grande brincadeira, mas — conscientemente ou não — os participantes dessa festa estão se envolvendo com o ocultismo e o satanismo.

Por outro lado, algumas denominações evangélicas, além de realizarem festas similares às juninas (o que já é um absurdo), estão promovendo também, no fim de outubro, uma espécie de Halloween, decorando o ambiente com abóboras, etc. Elas alteram o nome da brincadeira satânica para Jesusween ou Elohin! Aos pastores destas igrejas quero apresentar um motivo melhor para festejar.


Em vez de comemorarem o Dia das Bruxas, os pastores que se prezam deveriam se lembrar da Reforma Protestante. Na manhã de 31 de outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, Martinho Lutero — sacerdote romanista, professor de teologia e filho de um minerador bem-sucedido — começou a questionar de modo mais contundente a Igreja Católica e a atacar a autoridade do papa.

Lutero, então, afixou na porta da Catedral de Wittenberg (pronuncia-se vitemberk) um pergaminho que continha 95 declarações. Estas, conhecidas como teses, eram quase todas relacionadas com a venda de indulgências (pacotes caros pagos pelo perdão, inclusive das pessoas que já haviam partido para a eternidade).


Em junho de 1520, Lutero foi excomungado por uma bula — decreto do papa que continha o seu selo oficial. Em dezembro do mesmo ano, com ousadia, ele queimou esse documento em reunião pública, à porta de Wittenberg, diante de uma assembleia de professores, estudantes e o povo. No ano seguinte, foi intimado a comparecer ante as autoridades romanistas, em Worms. E declarou: “Irei, ainda que me cerquem tantos demônios quantas são as telhas dos telhados”.


No dia 17 de abril de 1521, Lutero apresentou-se à Dieta do Concílio Supremo, presidida pelo imperador Carlos V. Para escapar da morte, teria de se retratar. Mas ele não faria isso, a menos que fosse desaprovado pelas próprias Escrituras. E asseverou perante todos: “Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém”.

Considerado herege, ao regressar à sua cidade Lutero foi cercado e levado por soldados ao castelo de Wartzburg, na Turíngia, onde ficaria “guardado”. Ali, ele traduziu o Novo Testamento para o alemão, obra que, por si só, o teria imortalizado. Ao regressar a Wittenberg, reassumiu a direção do movimento a favor da Igreja Reformada, e a partir daí os princípios da Reforma Protestante se espalharam por toda a Europa, com ajuda de homens de valor, como Ulrico Zuínglio, João Calvino, Jacques Lefevre, João Tyndale, Tomás Cranmer, João Knox, etc.


Assim como muitos teólogos estão fazendo hoje, os católicos romanos haviam substituído a autoridade da Bíblia pela autoridade da igreja. Eles ensinavam que a igreja era infalível e que a autoridade da Bíblia procedia da tradição. Os reformadores afirmavam que as Escrituras eram a sua regra de fé, de prática e de viver, e que não se devia aceitar nenhuma doutrina que não fosse ensinada por elas. A Reforma devolveu ao povo a Bíblia que se havia perdido, passando a considerá-la a fonte primária de autoridade.


Nesses tempos difíceis, em que muitos estão brincando com o pecado e até com festas satânicas, quantos cristãos sérios estão dispostos a protestar contra as heresias verificadas entre nós (2 Pe 2.1; At 20.28), à semelhança de Lutero?

Fonte: Ciro Sanches Zibordi http://cirozibordi.blogspot.com.br
 

Video - Pipoca o Peixe encrenqueiro


Pipoca - O Peixinho Encrenqueiro

PIPOCA, O PEIXINHO ENCRENQUEIRO

ILUSTRAÇÃO Pra. GABRIELA PACHE DE FIÚZA

FIGURA 1

Era uma vez um peixinho que se chamava Pipoca. Ele tinha esse nome porque aonde ele ia estourava uma confusão. Sabe por que? Ele era muito fofoqueiro. Vivia inventando umas “mentirinhas” a respeito dos outros peixinhos.
  No recife, onde ele e os outros peixinhos moravam, era um lugar muito bonito. A água era tão limpinha que lá de baixo dava pra ver o céu. Tinha muitos corais, plantinhas e muita comida pra alimentar todos os peixinhos. Era o local preferido da maioria dos peixes.
Pipoca não gostava, ele ficava com raiva e vivia reclamando:
  – Esse lugar está muito cheio. Não dá nem para nadar. Porque todo mundo tem que vir pra cá?



FIGURA 2

Splash, um peixinho que passava na hora, ouviu Pipoca reclamar e disse:
  – Pipoca, aqui é seguro, não tem pescadores, tem muita comida pra todos, não tem poluição, por isso a maioria dos peixes vive aqui.
Pipoca respondeu:
– Ah não dá, ta muito cheio, procurem outro lugar.
– Não Pipoca, como diz o ditado – “os incomodados que se retirem”, o mar é nosso também. Procure você outro lugar para morar.
Pipoca ficou vermelho de raiva, ele pensou:
…È assim né, procurar outro lugar. Eu cheguei aqui primeiro, então esse lugar é meu! Já sei o que vou fazer para esvaziar o recife. Vou inventar umas mentirinhas e logo todos os peixes vão se zangar uns com os outros e vão embora.



FIGURA 3

E assim ele começou…
Procurou o caranguejo e disse:
– Sabe caranguejo, estou muito triste.
– Por que, disse o caranguejo.
– O baiacu falou que você é muito feio, tem umas garras enormes e feias e parece uma pimenta, de tão vermelho.
– O caranguejo ficou muito irritado e foi tirar satisfação com o baiacu.



FIGURA 4

- Pipoca foi correndo até o baiacu para provocá-lo também.
– Sabe Baiacu, estou muito, muito triste.
– Por que Pipoca. O que está acontecendo?
– É o Caranguejo.
– O que houve com o Caranguejo, ele é meu amigo.
– Amigo?! Se aquilo é amigo, você não precisa de inimigo.
– Por que está dizendo isso Pipoca?
– Sabe como é, eu não gosto de fofoca, mas não aguento ver uma injustiça.
– Diga logo, Pipoca.
– É que o Caranguejo disse que você é espinhudo e quando infla, fica parecendo uma baleia de tão gordo.
– Ah é! Mas o Caranguejo parecia tão meu amigo, falando umas coisas dessas a meu respeito? Vou tirar satisfação com ele.
E foi…



FIGURA 5

Pipoca ficou rindo… Estou conseguindo.
Quando o Caranguejo e o Baiacu se encontraram foi a maior confusão!
Eles discutiram muito, pois já estavam zangados, e um não deixava o outro falar. Foi a maior briga.
Pipoca ficava de longe, só rindo da confusão.
E assim foi… Pipoca foi inventando mentiras sobre os peixinhos do lugar e ia soltando seu veneno. Os peixes, ingênuos, acreditavam em sua estória, acabavam brigando uns com os outros, brigavam e iam embora para outro lugar.



FIGURA 6

A confusão foi tão grande que o lugar foi ficando vazio, vazio. Splash tomou um susto, ele estava viajando por outras águas, quando voltou ao recife, ele estava vazio, só Pipoca estava lá.
Ele pensou… o que está acontecendo este lugar é tão movimentado, tão alegre, cheio de vida, está tão triste. Aí ele viu Pipoca nadando, nadando, todo alegre.
– Pipoca, onde estão os outros peixes? O que aconteceu? Os pescadores descobriram o nosso refúgio?
– Ah, não sei não, os peixes resolveram se mudar pra outro lugar.
– Por que? Disse Splash.
– Ah não sei! Eles arrumaram uma confusão, brigaram e cada um foi para um lado.
– Porque só você ficou aqui Pipoca?
– Ora, aqui é a minha casa, meu lugar, é aqui que eu devo ficar.
– Por que os peixes brigaram, eram tão unidos, tão amigos?
– Umas fofocas que inventaram por aí, e eles acreditaram.
– Fofocas, que fofocas, quem inventou isso? E a seu respeito, ninguém disse nada?
Splash, começou a desconfiar de Pipoca.
– A meu respeito, bem, é, quer dizer, hum, eu não sou bobo, não acredito em qualquer coisa.
– Ah é! E sobre aquela estória que você andava reclamando que o recife estava muito cheio?
– Splash, que era um peixinho muito inteligente, começou a apertar Pipoca com tantas perguntas, ele sabia que tinha alguma coisa errada.
– Pipoca, que tinha a língua solta, não aguentou e disse:
– Tá bom, eu confesso fui eu que inventei as fofocas. Mas não me arrependo, o recife ficou do jeito que eu queria, bem vazio e sossegado.
– Splash, responde:
– Ah é, então fique com o recife todo para você, porque eu também vou para outro lugar, vou procurar os meus amigos, fique aí sozinho, do jeito que você queria.



FIGURA 7

- Vai mesmo, eu não preciso de ninguém, posso viver aqui sozinho, vai mesmo, tchau!
Só que Pipoca achou que poderia viver sozinho. Sem ninguém para brincar, estudar, conversar. Passava todos os dias ali sozinho, nadando de um lado para o outro. Sem nada para fazer.
– Que coisa chata, eu não tenho ninguém para brincar, não tenho ninguém para conversar, eu estou me sentindo tão sozinho. Buá….Buá…
E começou a chorar, ele chorava tão alto que os outros peixinhos ficaram com muita pena dele. Apesar do que Pipoca tinha feito, eles mesmo assim o amavam e resolveram ver o que estava acontecendo.



FIGURA 8

- Splash, que era tipo um líder, perguntou:
– O que está acontecendo com você Pipoca, por que está chorando?
– Eu me sinto tão só , eu não sabia que era tão ruim ficar sozinho, sem ninguém para brincar, conversar.
– Ah então você não queria o recife todo para você?
– Eu não quero mais, o recife não é só meu, eu quero os meus amigos de volta.
– Então, peça desculpas a todos e diga que foi você que inventou todas aquelas mentiras.
E assim foi, Pipoca pediu perdão a todos e disse que nunca mais faria aquilo, ele tinha aprendido a lição. Ninguém pode viver sozinho. Todos nós precisamos de alguém. Precisamos da mamãe, do papai, dos irmãos, do coleguinha, precisamos os irmãos da nossa igreja. E principalmente precisamos de JESUS CRISTO. Pois sem ele é muito difícil viver.
“Oh quão bom e quão maravilhoso é viverem unidos os irmãos”! (Salmo 133:1)



OBS: Outros versículos poderão ser usados nesta
história, conforme a necessidade e assunto de cada um.



Atividade

















Canções que marcaram gerações


Canções que marcaram gerações agora
estão juntas em desenho animado.
 
Veja o clipe de Abertura
 

  
Músicas:
Deus é amor
 
 O Sabão
 
Alô, Alô aqui estamos nós...

Meu é Barco é pequeno
 e Grande é o Mar....

 
Estou Alegre


Missionárizinho

A Deus dai Louvor


 
Adquira este CD e DVD, vale apena termos em nossas igrejas.
estarão em 40 dias nas principais lojas do segmento.
As musicas digitais você encontra nas lojas digitais
 como iTunes, Amazon, Deezer, Rdio, etc (é so procurar por 3 Palavrinhas).
 
 

Quem Ficou com o Papagaio?












Adquira esse e outros materiais acesse: http://www.tiahelenita.com.br/index.php?xvar=material_individual&xid_mat_ind=194&xid_vin_ind=263 

Lembrancinha do Dia dos Professores 2013


Comprei um saco de 1 KG que contém 42 bombons










A Maçãs da Tentação






 
 



 







 


 



















TRABALHAMOS NO DIA DAS CRIANÇAS NO CULTO INFANTIL 2013
LEMBRANÇINHAS DA AULA

EU COMPREI NO SUPERMERCADO COVABRA ESTES POTES